quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Sua Importância Está em ÒRÍ, Saiba porque !!!!!

Uma das mais importantes divindades dentro do culto AFRO, é o ORIXÁ ÒRÍ. Dentro do que diz respeito ao culto YORUBÁ, não haveria qualquer outra DIVINDADE, abaixo de ÒLÒDUMÁRÈ é claro, que pudesse ter tamanha responsabilidade sobre a vida dos seres viventes, que contribuísse para o sucesso de todo o mundo terreno e espiritual. O ÒRÍ é o ORIXÁ que guia o destino de todos e de cada um em particular. Muitas pessoas, eu diria milhares de pessoas, que são envolvidas com a religião, desconhecem este ORIXÁ, sendo que, uma pessoa sem cabeça, é uma pessoa sem destino, sem rumo, sem noção, sem conhecimento de nada, uma vida sem pensamentos. Observe que, a própria natureza, por sí só, já é o princípio deste próprio conceito, uma vez que; quando somos gerados no mundo uterino, a cabeça é a primeira a ser formada, é o ÒRÍ nascendo no mundo espiritual; quando nascemos, é a cabeça que primeiro surge, para dar vigor ao restante do corpo; é o surgimento do ÒRÍ no mundo terreno, é a vasilha, o recipiênte de todas as escolhas. Dentre os ORIXÁS ÒRÍ temos: O ÒRÍ ISESÉ (cabeça; o designante) - ÒRÍ OORÒ (o amanhecer) - ÒRÍ AKÒKÒ (a primeira cabeça) ou simplesmente o ÒRÍ (a cabeça), sendo este o mais importante ORIXÁ no Orún e por seu privilégio primordial, ÒRÍ ISESÉ tem jurisdição sobre ÒRÍ INÚ, que é a cabeça pessoal, DIVINDADE possuidora de cada e todas as pessoas, bem como os ORIXÁS, que também possuem seu ÒRÍ INÚ (o individual). O poder e autoridade que este ORIXÁ exerce, vem da crença que ÒRÍ ISESÉ é o criador de todas as DIVINDADES e sob as ordens de ÒRÍ, eles foram mandados à várias localidades onde se tornaram respeitados. Pelas circunstâncias de sua criação, todos os ORIXÁS tem que prestar suas devi- das homenagens à ÒRÍ, todas as cabeças feitas no culto ou seus devotos, tem que tocar a terra com a sua cabeça ao chão, num ato de respeito ao primeiro ÒRÍ, DA GERAÇÃO AO NASCIMENTO da cabeça física, enquanto o resto do corpo acompanha, o que aumenta mais a sua relação com ÒRÍ INÚ, que é o pri- meiro e o único determinante do destino do homem na Terra.
O ÒRÍ de uma pessoa é tão importante que deve-se sempre estar propiciando sua ajuda, que é sempre feita através do ÈBÒRÍ, antes de qualquer ato mais significativo superior (feitura por exemplo).
Para saber: ÒFÚN-RETE, WEREWERÍ no ÒRÚN..........
OWEWÉ, aquele que limpa a pobreza com perfeição !!!!
Foi visto no jogo, para somente um ÒRÍ e mais quatrocentas e uma DIVINDADES CELESTIAIS, quem destes iria a ÒLÒÒRÚN (o criador chefe), para tentar abrir o Obí do Axé. OGBON (sabedoria), os dirigiu para fazerem o sacrifício...... quatrocentas e uma DIVINDADES desobedeceram sua ordem; somente ÒRÍ obedeceu e seu sacrifício foi aceito. Mas qual era a ordem de OGBON? Eles tinham que acordar ao amanhecer e louvar ao SUPREMO CRIADOR. Todos perderam a hora; somente ÒRÍ acordou e se atirou ao chão em homenagens à ÒLÒÒRÚN. Depois disto, todos foram ao CRIADOR-CHEFE e pediram à OGBON, para apresentar o Obí de autoridade. Todos tentaram, mas não conseguiram abri-lo, somente ÒRÍ, porque havia feito o sacrifício (ebó), onde dividindo o Obí ele obteve respostas e das respostas todas favoráveis, houve uma grande excitação e júbilos no ÒRÚN. Todos eles louvaram em conjunto.
À partir daí, passou a ser por direito, o lugar mais alto e central de ÒRÍ. Quando ÒRÍ se sentou ao trono, os outros ORIXÁS ficando com inveja, começaram a conspirar para destroná-lo. ÒRÍSÁNLÁ foi o primeiro a desafiar a sua autoridade, porém ÒRÍ muito inteligente, colocou-o no chão em AJALAMO, onde os destinos são moldados. Em AJALAMO, ÒRÍSÁNLÁ se tornou o especialista escultor dos destinos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário