O Candomblé na Angola


A nação denominada Angola, de origem Banto, adotou o panteão dos Orixás Iorubás (embora não os chame pelos nomes de seus esquecidos inkísis), divindades Banto, assim como incorporou muitas das práticas iniciáticas da nação Ketù. Sua linguagem ritual, também intraduzível, originou-se predominantemente das linguas quimbundo e quicongo. Nesta nação, tem fundamental importância, o culto dos 'Caboclos', que são espíritos de índios, considerados pelos antigos africanos, como sendo os 'verdadeiros ancestrais brasileiros', portanto, os que são dignos de culto no novo território à que foram confinados pela escravidão.
O candomblé de caboclo é uma modalidade da nação Angola, centrado no culto exclusivo dos antepassados indigenas. Foram provavelmente o candomblé de Angola e o de caboclo, que deram origem a Umbanda. Há outras nações menores de origem Banto, como a Congo e a Cambinda, hoje quase inteiramente absorvidas pela nação Angola.
O Deus Supremo Criador é Nzambi ou Nzambi Mpungo; e, abaixo dele estão os Jinkisi/Minkisi, divindades do panteão Banto. Essas divindades se assemelham a Olorún e a Orixás da mitologia Iorubá e Olorún é Orixá do candomblé Ketù.

Os principais Minkísis são:

Aluvaiá, Bombo Njila, Pambu Njila: intermediários entre os seres humanos e os outros Jinkísis (exú orixá)
Nkosi: Senhor dos caminhos, das estradas de terra.
Mukumbe, Biolê, Buré: qualidades ou caminhos desse Nkisi.
Ngunzu: engloba as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não penetra.
Kabila: o caçador pastor. o que cuida dos rebanhos da floresta.
Mutalambô, Lembaranguange: caçador, vive em florestas e montanhas, Deus de comida abundante.
Gongobira: caçador jovem e pescador.
Mutakalambô: tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, onde o sol não alcança o solo, por não penetrar pelas copas das árvores.
Katende: senhor das jinsabas (folhas), conhece todo o segredos das ervas medicinais.
Nzazi, Loango: são o próprio raio.
Kavungo, Kafungê, Kincongo: deus de saúde e morte.
Nsumbu: senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Congo.
Hongolô ou Angorô: auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades.
Kitembo: rei de Angola, senhor do tempo e das estações.
Kaiangu: tem o domínio sobre o fogo.
Matamba, Bamburussenda, Nunvurucemavulá: qualidades ou caminhos de Kaiangu.
Kisimbi, Samba Nkisi: a grande mãe, deusa dos lagos e dos rios.
Ndanda Lunda: senhora da fertilidade e da lua; muito confundida com Hongolô e Kisimbi.
Kaitumbá, Mikaiá, Kokueto: deusa dos oceanos.
Nzumbarandá: a mais velha das Nkisi.
Nwnji: senhora da justiça, representa a felicidade de juventude e toma conta dos filhos recolhidos.
Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Kassuté Lembá, Gangaiobanda: ligados a criação do mundo.

Após observarmos esta pequena síntese, podemos dizer com a mínima chance de erro, que muito raro é o ''barracão'', ''abaçá'', ''roça'', ''terreiro'' ou o ilè, que se utiliza das formas corretas, perpetuando o ensinamento, ou resguardando as práticas, que tão fundamentadas são nesta nação chamada Angola.