A IMPORTÂNCIA DE ORI (parte II)

Ori criou IFÁ e IFÁ se tornou um especialista em Ikin. Ori criou AMAKISI no leste, aonde a luz matinal surge na Terra. Ori conquistou todos os ORIXÁS e os criou aonde Eles são hoje reverenciados. Ao acordar, eu homenageio OLORÚN. Deixe todas as coisas boas virem à mim. Meu Ori me deu a vida, dê-me o poder de ultrapassar a mortalidade e eu não morrerei. Deixe todas as coisas boas pertencerem à mim, assim como a luz pertence à AMAKISI.  O Ori é importante, porque é o que escolhemos no Orún, para nos acompanhar neste mundo e atingirmos nosso destino. Ori é que nos dá a oportunidade de fazer-mos escolhas. Mesmo antes do ORIXÁ, há Ori, que nos direciona e nada pode se manifestar se não fizermos uma escolha. É Ori que nos leva de volta ao ORIXÁ. Se olharmos o termo ORI (SA), é a coroação da cabeça que à isto se refere, é a coroação do Ori das divindades que os torna ORISAS. Todos Eles, escolhem seus destinos e esta escolha é seu Ori. Não há nada que possa acontecer sem fazermos uma escolha, ou saudarmos à Ori. Porisso é que primeiro vem Ori, porque nos leva à OLODUMÁRE, OLORÚN. Ori é a ligação direta com OLODUMÁRE, ligação com a força chamada ELEDA, energia incondicional, o pensamento de OLORÚN, que todos temos dentro de nós. É por isto que é dito, que quando saudamos nossas cabeças, estamos saudando à ELEDA, porque isto é feito através de nosso Ori.
IWA LEWÁ
Agora a importância de Ori, vem de IWA (LEWÁ), que significa '' caráter e beleza ''.                    É através dessas escolhas que fazemos, que somos capazes de ser vistos como algo belo e estas escolhas são acompanhadas do destino e, é através dessas escolhas que nosso caráter é moldado. E o interessante é que Iwa (caráter) e Iwa (destino), são basicamente a mesma palavra. Nós não conseguiremos alcançar nossos destinos a não ser que desenvolvamos o bom caráter, e, se durante nossa vida, no mercado do mundo, nós desenvolvermos um bom caráter moral, nós conseguiremos a coroa do ORIXÁ.

ENIKEJI
Há uma outra entidade que existe com Ori. Quando Ori anda conosco pelo mundo, há ENIKEJI, nosso gêmeo espiritual, que se mantém em espírito, para nos lembrar do nosso destino escolhido em ilê ORÚN. Quando formos para casa; pois o mundo é o mercado e ORÚN é nossa casa, haverá uma reconexão com ENIKEJI, para ver se alcançamos o nosso destino. Todos os Ori, vem de ELEDA, OLORÚN. Tudo vem dAquele que dá vida - OLORÚN e se manifesta como vida - OLODUMÁRE.
Cada pessoa, pedra, punhado de terra, árvore, é composto de um ODÚ e tem um espírito de ELEDA em sí, ORI ou ORO, o que habita dentro, tudo vem da mesma fonte, não diferentes, eu posso voltar como pássaro, mas, ainda com Ori, o que me dá a escolha necessária de alcançar meu destino escolhido, mas, ainda assim, Ori vem de ELEDA, o corpo do pássaro é somente a residência do espírito do pássaro e o espírito vem de OLODUMÁRE.

IGBÁ IWA
IGBÁ IWA, que é nosso corpo, que contém nosso caráter, é somente a residência do espírito, independente da sua forma física, nós temos a tendência de nos separarmos deste espírito e é o que nos impede de alcançarmos IWA PELE.

KOTOPO - KELEBE
KOTOPO - KELEBE, era o apelido de Ori, antes dele se tornar a cabeça de todos os ORIXÁS. Especificamente, o APERE de Ori, indica sua vitória sobre as outras divindades e, a ascensão de Ori, ao alto da ponta do cone da existência, isto é, a razão de existir. Para  saber como Ori lidou com todas as ameaças de oposição de seus rivais, Ele editou seus destinos. É pertinente para mostrar o duplo sentido do verbo ''DA'' (vencer, conquistar ou criar), usado no ODU em Ori.
Nós temos a noção de que, em para ser ou criar algo, temos que sobrepojar alguma oposição ou vencer alguém. SEM LUTA, NÃO HÁ SUCESSO NA VIDA.